02/06/2009

O Profissionalismo do Jogador Brasileiro


Com a chegada do jogador Adriano ao Flamengo, depois de uma saída conturbada do Inter de Milão, aumentou-se o questionamento sobre o profissionalismo do jogador brasileiro.

Adriano recebia seus altos salários sempre em dia, tinha ótima infra-estrutura no seu clube e a enorme perspectiva de continuar a ser convocado para a seleção brasileira. E o que aconteceu? Alegando problemas existenciais (ele dizia não ser feliz), forçou sua saída do time italiano com o intuito de poder resolver sua vida. Logo depois, acertava seu contrato com o Flamengo.

Há pouquíssimo tempo, esse jogador foi considerado suspeito por frequentar churrascos e festas com traficantes, bandidos procurados pela polícia, com quem ele compartilhou uma infância pobre na Vila Cruzeiro. Esse jogador é exatamente o mesmo que viajou com a seleção brasileira e depois sumiu sem avisar ao seu clube, instituição que lhe pagava – em dia – os salários. Além disso, esse próprio jogador, depois de diversas especulações sobre seu sumiço – como overdose e Aids (dentre ouros boatos) – foi responsável por uma festança com prostitutas e até travestis. Ele é, ironicamente, a representação das esperanças de uma torcida, que, alheia a qualquer questão moral que o envolva, também prefere esquecer tudo de ruim que lhe faça referência.

Torcida e mídia pouco falam sobre esse mau comportamento. Ronaldo, em entrevista à TV Globo, corrobora essa atitude e diz que eles, os jogadores, devem ser cobrados apenas pelo que fazem em campo. Nesse momento, parece que o importante é valorizar a permanência dele no Rio de Janeiro.

Situações como a do Adriano, que simbolizam a falta de profissionalismo e de cumprimento dos deveres, repetem-se com vários outros jogadores brasileiros (como Robinho, Ronaldinho Gaúcho etc). Isso só prejudica a imagem do Brasil, cujo povo, em sua maioria, é muito trabalhador.

É muito importante não deixarmos a paixão pelo futebol nos tornar cegos para atitudes tão erradas.

Rui Alves Gomes de Sá

2 comentários:

Wellington Campos disse...

Podemos até levar a consideração um pouco mais longe... Será que devemos deixar de ser complacentes com a falta de postura profissional apenas no esporte ou em qualquer outra atividade?

Um abraço.

Fabio Azevedo disse...

De novo, Adriano não foi achado ou pelo menos telefonou para avisar onde estava. A versão oficial era de que o Imperador teria uma audiência nesta terça-feira, mas Kleber Leite não sabia o que estava acontecendo.

Será que a culpa vai ser do rádio do supervisor Isaías Tinoco? Aliás, Adriano sempre vem acompanhado por um kit problema. Nenhuma novidade!