28/06/2009

O ídolo

O dicionário Houaiss nos traz o seguinte de ídolo:

“pessoa intensamente admirada, que é objeto de veneração”

Logo que aparece um talento esportivo, os jornais se empenham em transformá-lo num ídolo, publicando diariamente reportagens que, como já vimos, tratam não apenas de seu desempenho nas competições, mas falam também sobre a sua vida privada, as/os seus/suas namorados/as, seu corte de cabelo, a marca de seu carro, suas roupas, seu lazer.

O verdadeiro ídolo

Hoje, em dia, vulgarizou-se a concepção do ídolo no esporte. Chama-se de ídolo de um time, de uma torcida aquele jogador que se destaca dos demais devido ao seu talento.

Jogadores como Edmundo, Romário, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e muitos outros são proclamados na mídia como ídolos de suas torcidas por terem um talento excepcional. Mas serão eles ídolos?

No meu ponto de vista, de forma alguma. Ídolo é aquela pessoa com grande talento, capaz de servir de exemplo a todas as gerações (principalmente para as crianças). Profissional capaz de passar valores morais e éticos, cumpridor de todas suas obrigações, e que se destaca dos outros companheiros por treinar e se aperfeiçoar bem mais que todos os outros.

Como podemos chamar de ídolo um jogador que dirigindo em alta velocidade e com suspeita de ingestão bebida alcóolica produz um acidente com vítimas fatais? Um jogador que não treina, não faz suas obrigações profissionais baseado no fato de ter um enorme talento? Um jogador que além de se meter em confusões na noite, ainda fez propaganda de cerveja, mesmo estando ligado ao esporte?

Devemos sim valorizar jogadores como Oscar, Hortência, Zico e outros. Esses atletas sempre se destacam por seu talento, pelo cumprimento de suas obrigações profissionais e pelo trabalho dentro e fora de campo com o objetivo de serem os melhores em suas profissões.

“O futebol tem seus direitos e deveres, como qualquer carreira. O importante é saber o que você representa, o que é um grupo. Penso que ninguém deve ter privilégios. Todos têm os seus direitos. A diferença é no seu salário em função do seu trabalho, rendimento.”

Essas foram as palavras que Zico me disse quando o questionei sobre o que era, na sua concepção, um verdadeiro ídolo.

Nenhum comentário: