26/07/2010

Camisas das Seleções

Aguçando a minha curiosidade pesquisei e questionei profissionais da educação o motivo das camisas das seleções da Holanda, Itália, Alemanha e Japão, por exemplo, não fazerem referência às bandeiras oficiais que representam seus países, como ocorre com a maioria dos uniformes das seleções que disputaram a Copa do Mundo da África do Sul. As cores têm a ver com outros símbolos nacionais. “As cores dos uniformes não estarem relacionadas à bandeira do país, em determinado aspecto, pode ser positivo, pois desvincula o futebol da velha questão da ‘pátria de chuteiras’, daquela história de vida ou de morte, como se a disputa dos gramados fosse uma verdadeira guerra”, afirma Celso Unzelte, pesquisador do tema e autor de O Livro de Ouro do Futebol. “Ao longo dos tempos, aspectos políticos têm falado mais alto que a própria questão da identificação.”

Senão vejamos :

- Holanda : cores da bandeira – branco, vermelho e azul ; cor da camisa : laranja ;

- Itália : cores da bandeira – branco, vermelho e verde ; cor da camisa : azul ;

- Alemanha : cores da bandeira – amarelo, vermelho e preto ; cor da camisa : branca ;

- Japão : cores da bandeira – branco e vermelho ; cor da camisa : azul.

Nas duas situações iniciais temos algo em comum : as cores das camisas seguem as das Casas Reais dos seus países.

A Holanda que é uma monarquia parlamentarista tem as cores em homenagem ao monarca VAN ORANGE ( laranja em português ), Guilherme de Orange-Nassau, que governou as Províncias Unidas no seu apogeu ( por volta de 1544 ). Foi ele quem criou a bandeira tricolor dos Paises Baixos.A “bandeira do príncipe” era composta pelas seguintes cores: Laranja, branco e azul.A parte laranja foi substituída pelo vermelho durante a ocupação francesa em 1800. Porem há uma outra versão pra essa mudança, segundo a qual o vermelho seria mais visível no mar.


http://blogdobirner.net/wp-content/uploads/2008/06/first-dutch-flag.jpg

O azul da Itália era a cor oficial da Casa de Sabóia, de Vittorio Emanuelle, o Rei da Unificação Italiana, que governou a região de 1861 a 1946 – em 13 de junho daquele ano, por plebiscito, foi decidida a adoção da forma republicana de governo. Com isso, a seleção italiana tem sua cor de camisa azul, a famosa Azurra.

Vejamos a história da Alemanha...
Para acharmos a resposta da estranha incoerência, temos que voltar para o século passado, exatamente no período chamado de República de Weimar (1919 – 1933), quando a atual bandeira alemã fora criada com o objetivo de apagar o estandarte branco do Segundo Reich (1871-1918), responsável pela Primeira Guerra Mundial.

Apesar disso, a seleção não se adaptou a essas novas cores da humilhação germânica.

http://blogdobirner.net/wp-content/uploads/2008/06/800px-flag_of_prussia_1892-1918svg.png



Bandeira da Prússia (1892-1918)

Desse modo, a Mannschaft (seleção alemã) utiliza o seu tradicional uniforme branco com um short preto.

Este último é a cor da águia do Kaiser Guilherme II da Prússia.

A utilização da cor azul no uniforme da seleção japonesa está ligada aos símbolos da sua federação de futebol. O azul é uma das cores principais da FJF (Federação Japonesa de Futebol). Muitos, porém, acreditam que esse não é o único motivo. Desde que a seleção utilizou o azul em 1936 nas Olimpíadas de Berlim e ganhou uma partida contra a Suécia, essa cor ficou associada à boa sorte. Ao contrário, das cores vermelho e branco, vestidas excepcionalmente pela seleção entre os anos de 1988 e 1990, em homenagem à bandeira do país, e que trouxeram péssimos resultados.

Outro exemplo : o verde e o dourado usados pela Austrália fazem referência à acácia, árvore considerada símbolo do país, cujas flores são amarelas. Os tons são uma homenagem às primeiras cores adotadas pelo país como oficiais, em 19 de abril de 1984 – antes disso, o país não possuía cores oficiais.

Nenhum comentário: