17/07/2009

Os Nossos Sonhos

Quantas vezes julgamos uma pessoa pela sua simples aparência, sem dar oportunidades de ela poder mostrar toda a sua capacidade ?

Uma dessas situações que gostaria de comentar aqui é o caso bastante conhecido de Susan Boyle. Ela me foi apresentada numa das aulas do MBA de Comportamento Organizacional. Para quem não sabe de sua história, eis um resumo:

Susan é escocesa. Tem 47 anos. Desempregada. Solteira. Cuidou de mãe moribunda até 2007. Vive com um gato. Frequenta a igreja fazendo parte do coral.

O aspecto não é promissor. Simplória. Aldeã. Mas com demasiados sonhos na cabeça.

Quando entrou no palco do programa “Britain’s Got Talent”, mais um desses shows de TV para revelar talentos musicais anônimos, a plateia riu com seus modos um pouco grosseiros.

Um dos membros do júri, em pose condescendente, começou as hostilidades com um “What’s your name, darling?”, e “darling”, no presente contexto, é de um paternalismo arrepiante. Susan Boyle respondeu o nome e, depois, o nome da pessoa que ela gostaria de ser na música: Elaine Paige. Nem mais. A diva dos musicais londrinos que já trabalhou com toda a gente que é gente. Risos mil.

Então soltaram a música. A audiência e o júri prepararam-se para o pior. E o pior veio, mas não exatamente como eles esperavam.

Susan Boyle cantava. Bem. Demais. A música, “I Dreamed a Dream”, tema do musical “Les Misérables”, era agora servida por capacidade vocal impressionante. Mas não apenas por capacidade vocal impressionante. A interpretação de Susan Boyle conferia à canção uma intensidade que fez desabar o teatro em choros e aplausos. De Londres a Nova York, passando pelos milhões de internautas no YouTube, Susan Boyle é apresentada como a nova Elaine Paige.

Susan Boyle é um caso de talento natural evidente. Mas o que verdadeiramente me impressionou em toda essa história não foram apenas os dotes naturais daquela voz. Também não foi o gritante abismo entre a forma e o conteúdo – ou, se preferirem, o clichê romântico do patinho feio que se revela um cisne. O que impressionou foi a escolha da canção e as palavras que a canção encerra, um pormenor que parece ter sido ignorado pela humanidade circundante.
“I Dreamed a Dream”, uma das raras canções audíveis de “Les Misérables”, não é apenas um tema sobre sonhos desfeitos. É um tema sobre a “Sorte”, palavra que, numa aula de filosofia, aprendi que os gregos conheciam bem.

De acordo com a ideologia reinante, o que somos, o que temos e o que fazemos depende unicamente de nós. A felicidade humana é uma construção pessoal que exige método e esforço. Isso implica, inversamente, que a infelicidade é o resultado da nossa incapacidade para sermos felizes. Haverá pensamento mais perverso?

Não creio. E, no entanto, ele é repetido, dia após dia, numa sociedade que se sente infeliz por não ser feliz, como se a felicidade não fosse também um produto de contingências várias, que escapam ao controle dos homens. O produto, no fundo, de oportunidades que vieram ou não vieram; da ação ou da inação de terceiros; e das mil vidas que poderíamos ter tido.
Como no tema musical que Susan Boyle canta com a intensidade própria de quem explica a sua biografia, os nossos sonhos não dependem só da nossa autonomia.

Dependem dos “tigres da noite” ou das “tempestades imprevistas” que tantas vezes os envergonham e despedaçam.

Quando a febre passar e Susan Boyle regressar à aldeia e ao anonimato, a memória que deve ficar não é a de um talento escondido que teve os seus 15 minutos, ou 15 horas, ou 15 dias de fama.

O que deve ficar é a lição grandiosa de uma mulher que, na sua tocante simplicidade, disse que ia cantar o que provavelmente aprendeu com a vida. Que o inferno ou o paraíso, longe de serem prêmios exclusivamente humanos, repousam também nas mãos do destino.

Quem ainda não teve a oportunidade de ver essa apresentação maravilhosa ou quem desejaria revê-la, clique aqui.

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