07/04/2013

INCONGRUÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO


O Rio de Janeiro, colocando de forma geral, é a imagem do Brasil lá fora. A cidade recebe milhares de turistas ao ano interessados em conhecer o nosso carnaval, que é dos grandes eventos do nosso país, e faz parte também da nossa cultura. Mas nem só de carnaval vive a cidade. O Rio de Janeiro é repleto de belezas naturais, parques e florestas que encantam os turistas que fazem da cidade a mais visitada do Brasil. As praias também são outro ponto forte da cidade.

Das mais famosas até aquelas mais afastadas, todas possuem suas belezas. Temos teatros, casas de show e monumentos também marcantes.


É aí que quero chegar...

 Se um turista lhe questiona sobre um show de música no Teatro Clara Nunes irá se desapontar. Clara Nunes grande cantora e compositora tem no seu espaço apenas peças teatrais  ( ?! ). O Teatro Clara Nunes fica localizado dentro do Shopping da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, e abriga montagens de diferentes tipos, como comédias, dramas e até peças musicais voltadas para o público infantil, jovem e adulto. Jamais haverá um show musical lá...


Ah ! Ele deseja ouvir uma música clássica. O que ele pensa ? “Vou no teatro Carlos Gomes ou teatro Vila Lobos !” Em relação ao espaço em homenagem  à Carlos Gomes, a Prefeitura do Rio comprou o teatro, realizou uma grande reforma e o transformou em um dos melhores teatros da cidade em 1993. Hoje, além da sala principal, funciona no segundo andar o Salão Nobre Guarani, reservado para espetáculos musicais. Show musical no estilo de Carlos Gomes, nem pensar ! E Vila Lobos ? O Teatro Villa-Lobos, na Av. Princesa Isabel, principal acesso para quem se dirige a Copacabana, foi criado para abrigar produções inéditas de grande porte. Inaugurado em 08 de março de 1979, o teatro foi batizado em homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, célebre compositor que conseguiu mesclar o folclore brasileiro com a música de concerto europeia. Lá só temos peças teatrais !!!


Aí esse turista meio incrédulo ouve falar da Sala Cecília Meireles, grande escritora. Ele medita : “é lá que eu vou ! Desejo ouvir um recital de poesias para conhecer mais profundamente a cultura brasileira.” Ao chegar nessa Sala o que ele constata : só tem concertos ! A sala de concertos Cecília Meirelles tem capacidade para 835 lugares e integra o corredor cultural da Lapa, sendo ladeada pelos Arcos da Lapa e pela igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro. Recital ? Nem pensar...


E o bar do Tom ? Tom Jobim ícone da bossa nova tem uma casa com o nome Bar do Tom. O que podemos ouvir lá ? Bossa nova ? Lá o turista tem um espaço dedicado a apresentações de boa música - nacional e internacional. O  Bar do Tom se destaca por apresentar uma atração diferente a cada noite, renovando sua programação semanalmente. Ali se apresentam artistas dos mais abrangentes gêneros musicais: MPB, jazz, rock, tango, samba e até bossa nova. Assim se ele tiver muita, mas muita sorte mesmo, pode conseguir ouvir bossa nova...
 Mas não paramos por aí...

Esse mesmo turista ouviu falar de Sergio Porto que foi um artista que sempre valorizava músicas antigas. O que se toca lá ? Shows que devem estar fazendo seu espírito ficar inquieto :  o Espaço Cultural Sérgio Porto, berço do festival Humaitá Pra Peixe na década de 90, está reaberto desde o início de 2010. O local recebe shows, exposições, festivais, peças e outras manifestações culturais. Nada no gosto de Sergio Porto...

Ah ! Ele lê que temos uma grande Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), no centro da capital fluminense. Conhecida como um espaço aberto à experimentação, reflexão e pesquisas de novas linguagens no campo do audiovisual, a escola já formou mais de 3.600 alunos no curso regular, de diferentes regiões do Brasil e de países da Europa e da América do Sul. Ela oferece cursos regulares, oficinas e laboratórios de roteiros, além de atividades de extensão, como um cineclube, que ocorre aos sábados. É um local belíssimo ! Só que ele faz a pergunta fatídica ? “Quantos filmes Darcy Ribeiro dirigiu ou criou ?” Nenhum...(?! ).


Esse turista resolve caminhar pelas praças para poder observar os monumentos. Estuda um pouco a História do Brasil e deseja ver a estátua equestre do General Osório,  uma das principais figuras políticas e militares do Império, considerado herói da Guerra do Paraguai e, posteriormente, patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro, que foi esculpida por Rodolfo Bernadelli ( 1852 – 1931 ).  Ao chegar na Praça General Osório, em Ipanema, procura por sua estátua. Onde ela está ? Descobre que ela se encontra de forma linda e imponente no centro da Praça 15. Questiona-se, então : “por que não trazer a estátua do General Osório para a Praça General Osório ?!”


Para ficar mais confuso ele deseja ver a estátua de Tiradentes na praça com o seu nome que fica no Centro da cidade. O que acontece ? Ao chegar lá observa uma linda estátua equestre de D. Pedro I,  inaugurada em 1862, com projeto de João Maximiano Mafra, executado pelo escultor francês Louis Rochet a mando do imperador Pedro II do Brasil. De forma incrédula pensa “ não foi Tiradentes um grande inimigo da monarquia, como podemos ter na sua praça a estátua de um imperador ?”.


Após aproveitar um lindo dia de sol em uma das nossas lindas praias resolve se despedir da cidade marvilhosa indo ver um show da orquestra sinfônica no Teatro Municipal. Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o  Theatro Municipal foi inaugurado em 14 de julho de 1909. Erguido de frente para a Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.  Sua história é fascinante e se mistura com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido os  maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera. Ele sai de lá extasiado mas descobre que o Theatro Municipal não é do município, mas sim, do Estado do Rio de Janeiro. E pensa : como o carioca complica as coisas !!!



Nenhum comentário: