25/04/2010

Sustentabilidade



Participei em Manaus, nos dias 26 e 27 de março, do FÓRUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE. Nesse fórum, um grupo dos maiores empresários do país, personalidades como o ex-vice presidente Al Gore (ganhador do Prêmio Nobel da Paz), o cineasta James Cameron (diretor dos aclamados Avatar e Titanic), cientistas internacionais (Jean Michel Costeau, Thomas Lovejoy, por exemplo) e o governador do Amazonas, Eduardo Braga, discutiram o valor da floresta amazônica preservada.

Foi um grande evento que me trouxe inúmeras meditações e a certeza que serei mais um adepto forte do trabalho de "formiguinha" para apontar um caminho sustentável para o mundo.

O Fórum foi uma oportunidade única para mostrar que o Estado de Amazonas, com 98% de sua cobertura vegetal preservada, é referência verde planetária e região fundamental para a manutenção da qualidade de vida da humanidade. Valorizar a floresta em pé e o modo de vida das populações tradicionais (ribeirinhos, indígenas, quilombolas) faz parte da mentalidade empresarial que aporta na cidade. Os empreendedores sabem que os guardiães da floresta vivem há milênios no bioma amazônico e que "temos muito a aprender com eles". Como foi dito: "Ninguém derruba madeira porque quer. Derruba porque precisa de dinheiro". O segredo é conseguir uma ocupação econômica para essas pessoas.

Nesse encontro, mais uma vez foram reforçadas, com a liderança do governador, as diversas possibilidades de desenvolver economicamente a Amazônia, aproveitando a sua biodiversidade; a maior bacia hidrográfica do mundo; os produtos da floresta como, por exemplo, a castanha, o açaí, o pirarucu (maior peixe de escamas do mundo de água doce); as ervas que geram os produtos fármacos; os "créditos" de carbono existentes nas árvores da maior floresta tropical da Terra, dentre outras alternativas econômicas.

Foi reforçada a necessidade de gerar receita com sustentabilidade para manter com dignidade os mais de 25 milhões de habitantes da Amazônia, um dos desafios dos empresários, cientistas, ambientalistas e autoridades políticas de todas as esferas de poder.

Vale reforçar que fiquei impressionado com o belíssimo trabalho político do governador Eduardo Braga: governamental, empresarial, ambientalista e social. É difícil confiar em políticos, mas este se mostrou muito bem preparado e, no seu segundo mandato, passou uma impressão super positiva. O Estado do Amazonas tem um baixíssimo desmatamento produto dessa liderança, da conscientização do povo e do PIB resultante do sucesso da Zona Franca, especialmente da Zona Franca Verde.

O mundo nunca precisou tanto de líderes. Vivemos uma grave crise do nosso processo civilizatório, que impõe a busca de novos caminhos. Essa crise tem dois componentes principais. De um lado, as mudanças do clima representam a mais série ameaça à sobrevivência humana da nossa história. Por outro lado, temos um crescente esgotamento dos recursos naturais e um processo de degradação ambiental sem precendentes.

A população do planeta deve alcançar 9,2 bilhões em 2050, o que aumentará a demanda por mais alimentos e uso de recursos naturais. A degradação ambiental alcançou níveis alarmantes. Os oceanos enfrentam a poluição crescente, a mortandade de corais e a drástica redução de pesqueiros. O desmatamento de florestas e de outros ecossistemas naturais já ultrapassou os limites aceitáveis, com graves consequências para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio do clima.

O caminho da mudança aponta rumo a uma economia sustentável de baixo carbono. Felizmente, existem muitos exemplos animadores de sucesso. Entretanto, precisamos acelerar o curso dessa urgente e profunda transformação do nosso processo civilizatório. É nesse contexto que os líderes se tornam essenciais.

O caminho que nossa sociedade deverá trilhar para prosperar na busca da felicidade, da paz e do respeito pelo homem, pela floresta e pelo planeta é através do desenvolvimento sustentável, em suas quatro dimensões: ambiental, econômica, social e cultural. Que, por meio do meu trabalho e da minha escrita, eu consiga mobilizar mais pessoas a fim de que nossos filhos possam ter um mundo melhor.

Abaixo, deixo registrada uma lembrança desse fórum por meio da escrita de uma dedicatória do governador Eduardo Braga e do cientista Jean Michel Costeau (filho de Jacques Costeau).

Nenhum comentário: