28/09/2009

O Investimento na Educação

De férias, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais o Velho Continente, a Europa. Conversando com o povo local, frequentando e observando sua rotina diária, verifiquei que o estilo de vida deles é “faça o que é certo, que todos lucrarão com isso”.


Essa frase, que revela um comportamento que vivi e presenciei em vários países, tem como alicerce principal o investimento feito na educação do povo. É lógico que, por outro lado, toda a população sabe que as sanções e as multas para as pessoas não cumpridoras do ato correto é bem alta, sem que haja algum risco de haver impunidade (grande característica nossa), o que também colabora para que todos se comportem corretamente.

Vejamos algumas situações:

- Metrô

Em várias cidades de diferentes países não havia qualquer controle de entrada ou saída. Você compra seu ticket na máquina, passa-o em uma leitora de barras e vai em direção ao vagão. Não há nem roleta... Em que locais isso existe? Lisboa e Atenas, por exemplo.



Em Paris, Londres e Roma, a diferença existe apenas na roleta.

Isso é possível no Brasil? Alguém consegue imaginar uma situação dessas em qualquer cidade do nosso país? Sei que não, mas esse é um ponto para meditarmos: vários turistas brasileiros respeitam a forma correta desse transporte público.

- Praias

A valorização da limpeza e a ênfase nela são impressionantes. Além das ruas limpas, destaco a areia das praias.

Como é a areia de nossas praias após um dia de verão? Imunda! Cheia de lixo.

Isso é inconcebível na Europa. No final de um dia de praia em pleno verão, as areias estão limpíssimas. Até guimbas de cigarro não são jogadas na areia. Eles levam um saco plástico para armazenar todo este material.


- Trânsito

A educação no trânsito é fantástica. É inconcebível avançar sinais, andar nos acostamentos, andar na faixa da esquerda em uma estrada.



Por último, cito o exemplo de um estacionamento que usei em Inverness, Escócia. Ao entrar, não havia nenhuma cancela. Sem nenhuma pessoa para controlar esse estacionamento, que é um prédio garagem, peguei o meu ticket em uma máquina. Ao sair, também não se encontra nenhuma cancela. Aliás, para pagarmos, temos apenas de levar o cartão até uma máquina, informar a hora certa de saída e efetuar o pagamento, mesmo sem a presença de representantes do estabelecimento.

Esses poucos exemplos colocados mostram a diferença de cultura e hábitos em relação ao nosso país. Quando os analisamos, chegamos imediatamente à conclusão de serem impossíveis de serem alcançados. Será mesmo?

Por que no metrô temos uma limpeza e uma organização de primeiro mundo? Simplesmente pela educação e pela cobrança imposta diariamente.

Esta é a nossa saída.

Lutar para que cada vez mais haja um investimento maciço em valores e educação, pois tudo isso terá consequências altamente recompensadoras.

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